18 de outubro de 2009: Jenson Button Campeão do Mundo de F1

Jenson Alexander Lyons Button talvez seja um dos pilotos mais simpáticos da F1 e é certamente um dos mais experientes, mas nunca esteve na equipa certa no momento certo e apenas conseguiu vencer um título em 2009, celebrado com um quinto lugar no GP do Brasil de 2009, faz hoje 7 anos.

Com uma carreira tradicional que começou nos karts, passou pela Fórmula Ford e pela Fórmula 3, em 2000 chegou à equipa Williams de F1. No ano seguinte transferiu-se para a Benetton, onde esteve até ao final da temporada de 2002, antes de se transferir para a BAR Honda, equipa com a qual garantiu o terceiro lugar do campeonato em 2004, graças à regularidade dos resultados.

Em 2009 a Honda Racing F1 Team (que havia assumido a equipa) foi adquirida e deu origem à Brawn GP F1 Team. Foi o ano da consagração de Jenson Button. Nove "pole-positions" e seis vitórias garantiram-lhe título. Enquanto a Brawn dava origem à actual equipa Mercedes, o britânico rumou à McLaren, mas não voltou a estar na luta pelo título nos anos em que a equipa de Woking utilizou os motores Mercedes (até 2013), nem com as novas unidades de energia da Honda, utilizadas pela McLaren nos dois últimos anos.

Em destaque